Na noite em que comemorava 25 anos de evento, Casa Cor premia os profissionais que se destacaram durante a mostra
Na noite de terça-feira (31), 106 nomes da arquitetura, do design de interiores, da decoração e do paisagismo disputavam o Prêmio Casa Cor 2011.
São onze categorias que contemplam os projetos que se destacaram na mostra em quesitos como sustentabilidade, originalidade ou ousadia. Mas também são dedicados àqueles que ganharam notoriedade dentro de cada uma das quatro “Casas”: Cor, Hotel, Kids e Talento.
Neste ano, foram homenageados, também, os os profissonais que mais vezes participaram da exposição e aqueles que estiveram na primeira edição do evento, em 1987, e nesta que marca a 25ª edição da Casa Cor. No caso, o arquiteto e designer de interiores, Jorge Elias, que criou o “Living” e a designer de interiores Rosa May Sampaio, que assina a “Suíte da Mulher Contemporânea”.
“Aumentou muito [a Casa Cor], antes era uma coisa de família. Mudou o público, cresceu. É bom ver a diferença”, disse Rosa após receber a homenagem.
Entre os vencedores dos prêmios propriamente ditos, Gorios Neto chamou atenção por conquistar a honraria como “Projeto Mais Original” em sua estreia na Casa Cor. “Usei materiais novos e quis fazer um projeto com uma proposta ousada e isso é difícil em uma área tão consolidada. A mostra nos ajuda a quebrar paradigmas, nos ajuda a inovar”, afirmou o arquiteto responsável pelo “Espaço Inovação”.
O último prêmio entregue foi dedicado à “Casa” central e mais antiga. Com o maior número de ambientes e por isso grande pluralidade de linguagens e estilos, a escolha dos jurados foi difícil, segundo o presidente da Casa Cor Ângelo Derenze, e ficou com arquiteto Roberto Migotto e seu Concept Hall. Gustavo Tavares, arquiteto coordenador do escritório de Migotto, foi quem recebeu o prêmio: “o Roberto faz Casa Cor desde 1993 e é sempre bacana. O nome da mostra é forte e a representatividade enorme. Estamos muito felizes em receber esse prêmio”.
Quem mais vezes subiu ao palco da premiação foi a arquiteta Brunete Fraccaroli (maior número de participações e “Projeto Mais Sustentável”) e, também, o designer de interiores Fábio Galeazzo (“Projeto Mais Ousado” e um prêmio oferecido por uma marca de tintas).
A Casa Cor também ofereceu menções honrosas a seis projetos que cumpriram um prazo “nota10”, sendo quatro ambientes internos, um corporativo e um paisagismo.
Confira os vencedores do Prêmio Casa Cor nas onze categorias
PROJETO CASA COR:
Concept Hall Deca – Roberto Migoto
PROJETO CASA HOTEL:
Suíte Diplomata – Anastassiadis Arquitetos
PROJETO CASA KIDS:
Quarto da Menina – Maite Maiane
PROJETO EM CASA TALENTO:
Guto Índio da Costa
PROJETO DE PAISAGISMO:
Praça das Palmeiras – Ana Paula Magaldi
PROJETO DE USO PÚBLICO:
Celebration Lounge – Athié Wohnrath Associados
PROJETO COMERCIAL:
Restaurante Brasileiro – Bya Barros
PROJETO SUSTENTÁVEL:
Casa Container – Brunete Fracarolli
PROJETO MAIS ORIGINAL:
Espaço Inovação – Gorios Neto
PROJETO MAIS OUSADO:
Cabana Urbana – Fábio Galeazzo
MELHOR USO DE EFEITOS DECORATIVOS:
Cabana Urbana – Fábio Galeazzo
Fonte: Casa e Imóveis